ChásDicasEmagrecerHibíscoReceitas

Chá de Hibisco Emagrece? Veja os Benefícios

Chá de Hibisco Emagrece?

O hibisco tem sua origem na África e Ásia, onde vem sendo utilizado como tratamento para diversas doenças a centenas de anos.

O hibisco é um dos chás com diversas propriedades antioxidantes, fornecendo a (antocianina) que são pigmentos avermelhados das plantas e é responsável pelo combate de doenças neuro-degenerativas como o câncer. Outra substância muito importante que encontramos no hibisco é a (quercetina) que é uma substancia com a função de eliminar a retenção hídrica além da diminuição do colesterol ruim (LDL) e outras funções importantes como o aumento da imunidade, além de ajudar a eliminar aquela gordurinha localizada na barriga, quadril e interior das coxas. ..

Benefícios do hibisco

O chá de hibisco é utilizado por diversas modelos e celebridades que buscam eliminar gordura e desintoxicar o organismo, algumas celebridades como: Sabrina Sato e Fernanda Sousa Aprovam o chá e ainda recomendam a todos.

1. Fatos Comprovados

  • Evita o acúmulo de gordura
  • Ação diurética
  • Diminui a glicose
  • Acelera o metabolismo
  • Impede o aparecimento do diabetes tipo – 2
  • Reduz a produção do colesterol (LDL)
  • Diminui os níveis de lipídios
  • Baixo teor de cafeína comparado ao chá verde
  • É antioxidante o que adia o envelhecimento da pele
  • Rico em cálcio
  • Controla a pressão arterial

Valores Nutricionais

Chá de hibisco 200 ml
Calorias 74 kcal
Proteínas 0,86 g
Gorduras totais 1,3 g
Carboidratos 14,82 g
Fibras 0,6 g
Açúcar total 12 g
Ferro 17,28 mg
Magnésio 2 mg
Fósforo 6 mg
Potássio 18 mg
Sódio 6 mg
Vitamina C 36,8 mg
Tiamina – Vitamina B1 2,55 mg
Riboflavina – Vitamina B2 0,198 mg
Ácido fólico 2 mcg
Vitamina A 30 mcg
Cálcio 2 mg

 

Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco – versão 2, UNICAMP

2. Como Preparar o Chá

Esse chá deve ser preparado com folhas desidratadas e específicas. Também pode utilizar em sachê.

Ferva 1 litro de água. Assim que começar o processo de fervura, acrescente 2 colheres de sopa ou 2 sachês. Desligue o fogo e tampe o recipiente. Deixe em descanso por 5 minutos (máximo 10 minutos). Coe e pronto. Evite aquecer o chá novamente para não diminuir as propriedades terapêuticas.

Você também pode adicionar outras ervas para acelerar o processo como: alfafa e a cavalinha que aumentam ainda mais os efeitos diuréticos do hibisco, . O chá deve ser feito como explicado acima, apenas acrescente 1 colher (sopa) de cavalinha ou alfafa.

  • alfafa – erva com propriedades diuréticas
  • cavalinha – erva com propriedades antioxidantes

3. Contraindicações

É importante ressaltar que o chá de hibisco não é indicado para gestantes e lactantes.

Alguns estudos preliminares mostraram que a bebida possui ação mutagênica ou seja pode haver interferência na estrutura dos genes do bebe, trazendo problemas.

O chá de hibisco também não é recomendo para pessoas hipertensas porque ele faz o processamento dos eletrólitos e minerais promovendo a eliminação de potássio.

Não é recomendado que se tome mais que 1 litro de chá de hibisco por dia. Por ter ação diurética, seu consumo em excesso pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos e outros nutrientes assim levando a desidratação.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar