DietasDukan
Tendência

Dieta Dukan – A Mais Famosa de Todas as Dietas

A Dieta Dukan já é bastante famosa por mostrar que quando seguida da maneira correta oferece resultados rápidos e até duradouros.

Vou citar como exemplo a dieta dukan clássica que é estruturada por 4 fases sendo duas para emagrecer que são: Ataque e Cruzeiro e as outras duas para fazer a estabilização do peso ideal: Consolidação e Estabilização. As 4 fases basicamente começam na fase rigorosa e motivadora até chegar na fase flexível e estabilizadora. As quatro fases em conjunto oferecem um único objetivo que é a perda de peso de forma natural e rápida, sempre visando que você mantenha o peso desejado, assim evitando o temido efeito sanfôna.

Antes de iniciar a Dieta Dukan é necessário que você entenda as noções básicas dos nutrientes que ela exige em cada uma das 4 fases.

NOÇÕES BÁSICAS DE NUTRIÇÃO

O Trio C-L-P Carboidratos LipídiosProtídeos

Hoje está provado que 100 calorias fornecidas pelo açúcar branco, pelo óleo ou pelo peixe não são tratadas da mesma maneira pelo organismo, e que o saldo final dessas calorias, depois da assimilação, varia muito em função da origem.

O mesmo acontece na hora em que as calorias são consumidas e é clássico, atualmente, aceitar a ideia, antes incongruente, de que as calorias da manhã são tratadas pelo corpo de maneira diferente das calorias do almoço e, mais ainda das calorias do jantar.

Os glicídios (ou carboidratos)

Essa categoria de alimentos, muito conhecida e apreciada, sempre forneceu ao homem, mais de 50% de sua ração energética. Durante milênios, com exceção das frutas e do mel, os únicos carboidratos consumidos pelo homem eram aqueles hoje chamados de açúcares lentos, cereais, farináceos, leguminosas etc. Sua peculiaridade é o fato de serem absorvidos de maneira progressiva, de aumentar moderadamente a glicemia e assim evitar as descargas reacionais de insulina, cujas consequências nefastas para a saúde e especialmente para o ganho de peso são hoje conhecidas.

  • As frutas mais ricas em carboidratos são: banana, cereja e uva.
  • O vinho e todas as bebidas alcoólicas destacam-se.
  • Os produtos de confeitaria, combinações saborosas com farinha,
  • açúcar e gordura também são ricos em carboidratos
  • ou glicídios.

Os carboidratos fornecem quatro calorias por grama, mas, habitualmente, seu consumo é grande, e a fatura calórica,elevada. Os carboidratos também são facilmente assimilados, o que os torna ainda mais prejudiciais para quem quer emagrecer.

Os lipídios (ou gorduras)

O lipídio é o inimigo de qualquer pessoa que tenha como objetivo o emagrecimento , pois representa a forma mais concentrada de estocagem de energia excedente. Para quem procura emagrecer, consumir gordura é o mesmo que se alimentar daquilo que se quer perder.

Existem duas grandes fontes de lipídios: as gorduras animais e as gorduras vegetais.

A gordura animal, encontrada em estado praticamente puro no toucinho e na banha de porco, está muito presente em certos embutidos, como patês, salsichas, salsichões, salames etc. Entretanto, outros animais também podem fornecê-la. A ovelha, o cordeiro e certas aves, como o ganso e o pato, que são ricos em gordura animal.

A manteiga é um derivado derivado do leite que é um lipídio praticamente puro.

O creme de leite tem uma consistência mais aquosa, porém não é menos gorduroso, e seu teor de lipídios beira os 80%. Os lipídios são sem sobra de dúvidas é a fonte com a maior concentração calórica de todos os nutriente, possui nove calorias por grama, ou seja, duas vezes mais que o carboidrato ou a proteína que fornecem apenas quatro calorias por grama.

Os protídeos (ou proteínas)

Os protídeos representam o terceiro nutriente universal. Formam um grande grupo de produtos azotados, entre os quais se distingue a classe das proteínas, as mais longas dentre as moléculas que constituem os seres vivos. Os alimentos mais ricos em proteínas provêm do reino animal e sua fonte mais prestigiosa é a carne.

As proteínas não são um privilégio somente do reino animal, também são muito encontradas no reino vegetal, mas estas são incompletas e nunca têm a totalidade dos oito aminoácidos essenciais, sem os quais os seres humanos não podem utilizá-las. Desse modo, os cereais são ricos em todos os aminoácidos, exceto um: a lisina. As leguminosas possuem a célebre lisina, mas carecem de metionina, que os cereais têm de sobra. Vocês já entenderam que para utilizar as proteínas de origem vegetal deve-se combiná-las em partes iguais. Além disso, se as proteínas animais contêm um pouco de gordura, é possível, quando se escolhe corretamente encontrar algumas muito magras. As proteínas de origem vegetal, ao contrário, são em geral bastante ricas em carboidratos e convém limitá-las e escolher as que contêm menos, como o grão de bico ou as lentilhas.

Toda dieta com base em proteína deve ser rica em água para fazer a eliminação dos detritos.

dieta dukan - A mais famosa de todas as deitas para emagrecer

Fase Ataque: Inicia com a perda de peso acelerada e é uma fase bastante motivadora. Oferece 66 alimentos ricos em proteínas que podem ser ingeridos à vontade. A fase ataque dura do 1º ao 7º dia no máximo. Para quem precisa perder um total de 20 quilos, apenas nessa fase já será capaz de perder 5kg.

Fase Cruzeiro: Nessa fase a perda de peso já é moderada, podendo atingir a perda de 1kg por semana. Os alimentos que estão liberados são: 66 tipos de proteínas, 34 tipos de legumes e verduras, o que lhe proporciona um total de 100 alimentos que estão liberados a vontade na sua dieta.

Fase da Consolidação: Essa fase tem como base a redução alimentar que dura em média 10 dias por kg perdido, por exemplo: se você perdeu 10 quilos nas suas primeiras fases, a consolidação deverá sem mantida por 100 dias, para evitar que ocorra o efeito sanfona.
Fase da Estabilização: Nessa fase a alimentação é liberada e sem restrições, apenas é obrigatório que siga 3 regras essenciais para a permanência do resultado que atingiu. As 3 regras são: Todas as quintas-feiras a dieta deve ser proteica, você deve comer 3 colheres (sopa) de farelo de aveia por diariamente, praticar todos os dias 20 minutos de corrida ou caminhada além de trocar os elevadores e escadas rolantes por escadas tradicionais.

Fase da Estabilização: Nessa fase a alimentação é liberada e sem restrições, apenas é obrigatório que você siga 3 regras essenciais para a permanência do resultado que atingiu. As 3 regras são: Todas as quintas-feiras a dieta deve ser proteica, você deve comer 3 colheres (sopa) de farelo de aveia  diariamente, praticar todos os dias 20 minutos de corrida ou caminhada além de trocar os elevadores e escadas rolantes por escadas tradicionais.

 Informações Ataque Cruzeiro Consolidação Estabilização
Alimentos permitidos 66 proteínas liberadas à vontade +34 legumes liberados à vontade + fruta, pão, queijo – todos os dias + feculentos, refeição de gala até 2 vezes por semana liberado, equilíbrio alimentar recomendado
Perda de peso estimada Entre 1,5 à 5kg Em média 1kg por semana  ————- ————–
Duração total De 2 a 7 dias 7 dias por Kg  perdido 10 dias por Kg perdido Pelo resto da vida
Quantia de Farelo de Aveia 1,5 colheres de (sopa) por dia 2 colheres de (sopa) por dia 2,5 colheres de (sopa) por dia 3 colheres de (sopa) por dia
Caminhada 20 min/dia 30 min/dia 25 min/dia 20 min/dia

Dieta Dukan Recomendações

A Dieta Dukan Clássica é indicar nos seguintes casos:

  • Para a pessoa que está realmente determinada a emagrecer;
  • Para quem está disposto a melhorar a qualidade de vida;
  • Para quem aguenta seguir uma dieta a risca por um longo período;
  • Para quem gosta de perder peso comendo à vontade os alimentos que são permitidos;
  • Para quem precisa emagrecer urgente por razões pessoais ou médicas

Clique aqui para ver uma deliciosa Receita Dukan

Avalie

0

deixa sua nota

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar