EmagrecerRemédios

Fluoxetina Emagrece? – Verdades e Mitos

Há muitos relatos que a fluoxetina emagrece, mas será que essa informação realmente é verdadeira?

E até que ponto podemos levar em conta vendo o lado positivo e o negativo? A partir de agora você ficará informada sobre todos os prós e contras desse medicamento tão comentado. Caso esteja pensando em usar fluoxetina para emagrecer, sugiro que leia todo esse artigo.

Como surgiu?

Embora a fluoxetina seja usada por pessoas que buscam perder peso rápido, o medicamento não surgiu com esse propósito. O objetivo era ser um antidepressivo e também em casos de transtorno disfórico pré-menstrual, bulimia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

A fluoxetina age diretamente no cérebro aumentando um neurotransmissor que é a serotonina. A serotonina tem um papel muito importante no nosso cérebro que o de transmitir as sensações de humor, fome, sono, temperatura corporal, ritmo cardíaco, sensibilidade à dor e as funções intelectuais.

Uma pessoa quando está com os níveis de serotonina baixo tende a sofrer com o cansaço, mau humor, sonolência diurna e irritabilidade excessiva. Também é comum que a pessoa sinta bastante fome e necessite comer várias vezes.

É praticamente ir do céu ao inferno, pois assim que você aumentar os níveis de serotonina no cérebro, notará imediatamente uma melhora no sintoma da baixa estima e de todos os sintomas negativos citados anteriormente. Outro efeito “positivo” que a fluoxetina promove é a diminuição da ansiedade.

A fluoxetina emagrece porque promove a diminuição nos níveis de ansiedade. Mas isso seria o suficiente para fazer com que uma pessoa emagreça?

Grande parte dos obesos alegam que comem em excesso por ansiedade ou nervosismo, então se enxergarmos por esse ponto de vista, podemos afirmar que a fluoxetina emagrece.

 Um ponto positivo que esse medicamento oferece é a diminuição do apetite, que acaba contribuindo diretamente na perda de peso.

De fato ela tem seus pontos  positivos, mas nem tudo é perfeito. É importante lembrar que esse medicamento não foi criado com a finalidade de emagrecer, então é bom tomar o dobro de cuidado, pois junto com a perda de peso, ele também trará alguns efeitos colaterais, sendo alguns bastante graves.

Efeitos colaterais da fluoxetina

Os efeitos colaterais que a fluoxetina irá promover, vai depender de cada organismo e também a dosagem que cada indivíduo utiliza. Portanto algumas pessoas podem sentir os sintomas muitos fortes e outros podem não sentir praticamente nada.

Como a fluoxetina não é um medicamento com a finalidade de emagrecer, a perda de peso também pode ocorrer de pessoa para pessoa. Existem relatos de usuárias que não notaram perda de 1 Kg sequer, então é bem relativa sua eficácia no geral.

Abaixo estão os efeitos colaterais mais comuns ao utilizar a fluoxetina:


  • Boca seca
  • Diarreia
  • Insônia
  • Tremor
  • Diminuição da libido
  • Pesadelos
  • Suor em excesso
  • Dores de cabeça
  • Visão turva
  • Fadiga
  • Náuseas
  • Alteração no paladar
  • Diminuição do apetite
  • Perda de peso

Como tomar a fluoxetina para perder peso? 

Em primeiro lugar a fluoxetina é um medicamento que deve ser tomado apenas com orientação médica.

Se mesmo sabendo de todos os riscos que esse medicamento oferece, você ainda quer utiliza-lo, marque uma consulta com um médico e peça para ele prescrever uma receita com a fluoxetina e peça orientação sobre a melhor forma de tomar. Caso ele não ache a fluoxetina a melhor opção, irá lhe receitar algum outro medicamento com o objetivo de emagrecer.

Como a intenção aqui não é criar nenhum tabu, mas sim expor as informações, iremos falar a forma de utilização que algumas leitoras aqui do site usam.


2 comprimidos ao dia – 1 de manhã e 1 à tarde.

ou

4 comprimidos ao dia – 2 de manhã e 2 à tarde.

fluoxetina emagrece

Nunca tome os comprimidos próximo ao horário que for dormir, pois lhe causará insônia.

fluoxetina emagrece

Minha opinião sobre a fluoxetina

Notamos que a grande maioria das pessoas querem perder peso em um passe de mágica, sem abrir mão de hábitos ruins. Infelizmente é como diz aquele velho ditado: “tudo que vem rápido também vai rápido” e para os medicamentos que prometem emagrecimento de forma acelerada não é diferente. Pela lógica não é possível você perder 20 kg em 1 mês, porque pense bem o tempo que levou para você engordar e vai notar que foi um processo lento. Assim como em nossas as escolhas que fazemos em nosso dia a dia, nem sempre o caminho mais curto será o que te levará mais longe.

Apesar de muita gente defender que a fluoxetina emagrece, eu particularmente acredito que é possível emagrecer de forma saudável apenas mudando seus hábitos atuais. A primeira mudança está na sua geladeira. A segunda está em você. Pratique algum exercício que você goste como: dança, corrida, andar de bicicleta ou até caminhar em um parque.

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar