AlimentosEmagrecer

Tapioca Engorda ou Emagrece?

 

Uma dúvida muito comum entre quem buscar perder peso é a de se a tapioca engorda ou emagrece. É importante lembrar que você deve comer apenas 1 tapioca por dia, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. A tapioca é um alimento saudável e muito melhor que o pão branco por ser livre do glúten garante maior saciedade. É um alimento típico da região Norte e Nordeste que ganhou espaço em todos os estados brasileiros e até fora do Brasil por mostrar ótimos resultados quando aliada a uma dieta de perda de peso.

A tapioca tem como principal ingrediente a goma de mandioca (aipim ou macaxeira) e pode ser preparada com uma infinidade de recheios doces ou salgados.

 

Benefícios da tapioca

Tapioca engorda? Veja os benefícios desse alimento na perda de peso.Por ser um alimento natural, tem baixo teor de sódio, não tem gordura, é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico. Outro fator importante é que a tapioca não contém a gliadina que é uma proteína presente no glúten que promove o aumento de inflamações no organismo, além de aumentar a gordura abdominal. Justamente por esse motivo a tapioca também é indicada para os diabéticos.

Mas é sempre bom ter alguns cuidados como o de não consumir em excesso, pois em 2 colheres de sopa possui 70 calorias. A melhor alternativa é comer a tapioca como uma refeição seja o café da manhã, almoço ou jantar. A recomendação é que você não coma mais que uma tapioca por dia.

Recheios

Tapioca engorda? Se você quer perder peso não deixe de ver as dicas sobre esse alimento poderoso.Uma dica importante é na hora que você for preparar a tapioca prestar atenção nos ingredientes que for utilizar para o recheio para que você não transforme em uma bomba calórica. Escolha os melhores recheios que são: peito de frango desfiado, peito de peru, atum, queijos brancos, ricota, espinafre, tomate cereja, cenoura ralada, berinjela, ovo mexido e frutas, ou se ainda preferir pode misturar salgado e doce como: semente de chia com queijo cottage e mel. Caso você prefira o recheio doce pode usar pasta de gergelim, pasta de amendoim, banana e amaranto, que possui alto valor de proteínas e aminoácidos.

A chia também é uma excelente alternativa para ser acrescentada ao recheio por ser rica em fibras ajudará na desaceleração do índice glicêmico no sangue, além de possuir vitaminas do complexo B que são muito importantes para o controle de doenças cardíacas e o sistema nervoso central.

Você deve evitar ingredientes como: ketchup, maionese e mostarda por conterem excesso de corantes, como também deve evitar ingredientes doce como: doce de leite, leite condensado e chocolate que são muito calóricos e tendem a virar gordura quase de imediato. É sempre bom lembrar que não é recomendado a ingestão de líquidos durante qualquer refeição, pois além de prejudicar na digestão, ainda irá acelerar o processo de saciedade te deixando com fome mais rápido. Se possível, toma um chá ou suco natural meia hora depois.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar