Vitaminas e Minerais

Vitamina C: Ajuda na saúde e no corpo

O ácido ascórbico conhecido também como vitamina C  é uma vitamina que desempenha um grande papel em nosso organismo. Essa vitamina  é essencial para reparar a síntese de colágeno,reconstrução e reparação dos tecidos. O ácido ascórbico tem inúmeros benefícios, desde os carboidratos, tirosina, ferro, converte o áxido fólico em ácido fonilínico, no aumento de imunidade contra vários tipos de infecções, na síntese de lipídeos e proteínas, renova seu sistema imunológico devido aos antioxidantes, além de neutralizar os radicais livres na célula. A forma de absorção do ácido ascórbico acontece no jejuno e no íleo,  localizado em porções  próximas as paredes do intestino delgado. É ideal que que nessa região tenha a presença de sódio direcionado a sua luz intestinal.

 

A Vitamina C  é distribuida em todos os tecidos do organismo. Existem alguns tecidos como a hipófise, retina e a glândula suprarrenal que são fontes de ácido ascórbico oferecendo de 1 a 2 mg por gr. Comparados a outros  como: pulmão e fígado, leucócitos e pâncreas que tem suas quantidade bem reduzidas sendo de 0,1mg por gr. Os músculos, rins e eritrócitos produzem quantidades menores ainda de ácido ascórbico.

 

 

Fatos Comprovados

Ajuda na imunidade aumentando o numero de glóbulos brancos além da estimulação de novas células saudáveis que fazem parte do nosso sistema imunológico com a função de combater os organismos estranhos ao corpo. Além de aumentar os níveis de anticorpos no organismo, sendo assim o nutriente  fortalece seu sistema imunológico o deixando mais  fortalecido  para as doenças.

As comprovações citadas abaixo são de  Annals of Nutrition & Metabolism que em pesquisas afirmaram que a vitamina C realmente melhora o sistema  imunológico aos usuários que usam de forma consciente e preventiva.

 

Um grande beneficio da vitamina C  e poucos sabem  é que ela evita o envelhecimento da pele, por sua produção de colágeno  natural. O colágeno  nada mais é do que  uma proteína que faz a sustentação e da toda firmeza para a pele. Outro fator positivo  é que o ácido ascórbico  tem ação antioxidante que faz a neutralização dos radicais livres deixando sua pele protegida e saudável.

 

Uma pesquisa feita pela Archives of Otolaryngology – Head  com 19 voluntários confirmou todos que tinham seus níveis de ácido ascórbico em boas condições  tinham danos causados pelo sol menores  do que os com niveis abaixo.

 

Também deixa seus ossos fortes e isso acontece porque a vitamina C é obrigatória para a produção de colágeno. Além dessa proteína fazer bem a sua pele  ela irá proporcionar mais vitalidade a sua pele, seus ossos mais resistentes, tendões , vasos sanguíneos e até mesmo os dentes ficaram mais fortalecidos.

 

Ajuda  a absorção de ferro,  aumenta a biodisponibilidade de ferro não-heme, que é aquele de origem vegetal. O ferro é importante para prevenção de anemia ferroriva que deixa pessoa fraca e desanimada  e com problemas no raciocínio e  lentidão. Falta de foco e sonolência acima do normal são um sinal. Em crianças com níveis de nutrientes  abaixo do ideal pode causar retardo no desenvolvimento cognitivo.

 

A vitamina C é um ótimo auxilio para a prevenção de doenças  dos olhos.  Tema a mácula que é a parte de retina responsável  pela percepção dos detalhes. Os outros nutrientes que combatem o problema são: vitamina E, Betacaroteno, Cobre, e Zinco.  Foi publicada uma pesquisa nos EUA pelo  The American Journal of Clinical Nutrition feita com 3654 pessoas . Foi constatado que  os que consumiam as quantidade de vitamina C  corretas tinham imunidade maior  na prevenção  e desenvolvimento da catarata.

 

Antioxidante: A vitamina C é um dos melhores antioxidantes para o combate dos radicais livre o que previne você de diversas doenças como o processo degenerativo da idade e até mesmo câncer  previne derrames  por  manter  as concentrações de colágeno e elastina, que nas condições ideais evitam a formação de placas nas artérias ruptura de coágulos. Seu  poder antioxidante também ajuda indiretamente, por manter em  ação de óxido nítrico, essa é substância que faz com que as artérias e veias fiquem relaxadas.

 

É uma excelente opção para queimar gordura e perder peso: A vitamina C é essencial para a produção de carnitina, essa substância é  responsável pelo condutor que faz com que as gordura seja  queimada e transformada em energia.  Existe o mito de que quem toma vitamina C engorda porém isso é MITO.

 

 

As verdadeiras fontes de Vitamina C

 

Os vegetais e frutas tem grande valor biológico em fontes de vitamina C. Sendo as frutas que tem o nutriente são: acerola , camu-camu, goiaba, morango, kiwi, caju, cranberry, goji berry e os vegetais são: brócolis, couve de Bruxelas e pimentão

O goji berry é entre as verduras e legumes a fonte com maior concentração de vitamina C

Confira a tabela abaixo com a quantidade  ideal para atingir a necessidade diária desse nutriente. O Recommended Dietary Allowances do Governo dos Estados Unidos afirma que a ingestão da vitamina deve de   de cada indivíduo com idade

Confira o quanto consumir de cada um desses alimentos para obter as quantidades necessárias do nutriente, 90mg  por dia  é  quantidade ideal  tanto para pessoas de 18 anos  até pessoas com 70, homens ou mulheres. Essa informação de 90mg/dia é para a ingestão de alimentos e não dos suplementos que falarei nesse tema.  Essa informação vem do Recommended Dietary Allowances do Governo dos Estados Unidos:

 

90mg/dia

  •   Morango: 15 unidades médias
  •   Kiwi: 1 unidade e meia
  •   Laranja: 1 unidade e meia
  •   Brócolis: 1 xícara
  •   Goiaba: meia unidade
  •   Acerola: uma unidade
  •   Pimentão vermelho: 1 unidade pequena ou  ¹/3 de  uma xícara
  •   Brócolis cozido: 1 xícara

 

Todos os alimentos acima devem ser consumidos da  forma mais pura possível, de preferência crus. Corte os alimentos somente na hora que for comer, pois se cortar irá alterar as propriedades, isso acontecer porque o alimento oxida quando entra em contato com  ar Porém, mesmo que você opte por cozinhar  os vegetais ainda irá conter  a vitamina C no alimento , apesar de em quantidade menores. A  dica que eu deixo é  cozinha-lo no vapor, até porque o cozimento direto na água ira tirar maior quantidade de vitamina.

 

 

Vitamina C  manipulada

 

A suplementação de vitamina C é necessária  quando a deficiência do nutriente no organismo e é identificada e não tem como suprir através da ingestão de alimentos, seja em função de hipovitaminose ou avitaminose, ou para reposição em casos de atividades físicas intensas

 

ou o uso de medicamentos que alterem o metabolismo de vitaminas e minerais.  A vitamina C é um hidrossolúvel, quer dizer que  ela tem ligação com a agua, dessa  forma  ele tem uma ação de 3 horas e após esse tempo de ação ela será excretada pela urina. O vitamina C não é armazenada  no organismo e sua concentração vai diminuíndo no período de 3 horas. Alguns pesquisadores dizem que a melhor forma de tomar é  fracionar ao longo do dia para que o processamento seja feito da forma correta pelo  organismo.

Os suplementos indispensáveis no dia de hoje, mas só devem ser utilizados com a indicação de um profissional , precisa ser verificada a interação do nutriente com outros nutrientes, se o paciente  faz o uso de  medicamentos, a capacidade de digestão do indivíduo, melhor horário para consumo, e não simplesmente ler a bula e tomar. Muitas vezes estamos com o corpo em desequilíbrio do ponto de vista nutricional, o que necessita de uma suplementação de vitaminas e minerais, mas o que se encontra são pessoas sem a suplementação necessária, ou com suplementações de baixa qualidade,  sem acompanhamento nutricional e  pra piorar, podendo piorar o quadro do paciente. E justamente por esse fato que existe a individualização de cada um. Cada organismo reage de uma forma a determinada dose .

 

 

 

Como tomar corretamente a vitamina C ?

 

Apesar de  vários estudos apontarem que  a suplementação com vitamina C tem uma melhor absorção pelo organismo sendo ingerida ao longo do dia e de forma  fracionada, descobertas recentes  afirmam que  o melhor horário para consumir a vitamina C é a noite, antes de dormir.

Logo que  anoitece , a luminosidadeluminosidade natural cai, a umidade e a temperatura ambiente também. Assim recebemos estímulos físicos estímulos  enviados pelo cérebro sinais químicos de maneira indireta, Isso acontece por hormônios secretados por glândulas que emite um sinal de alerta afirmando que o organismo entrará em repouso. O período em que dormimos  é  visto pelo cérebro de forma semelhante a uma hibernação.  A hibernação  é vista de seguinte forma pelo cérebro: Ele se prepara para escassez de alimentos, faz o racionamento fracionando os alimentos e agua no organismo pois ele está em poupando energia de todas as formas. O corpo deixa utilizará energia essencial apenas para te manter vivo  assim deixando de utilizar as funções secundárias . Isso é possível  porque o  conjunto de fatores químicos e fisiológicos causam i,a  desaceleração  de 90% no metabolismo.  Por outro lado esse é momento onde acontece a preparação de carboidratos e gorduras ingeridos antes do processo de desaceleração do metabolismo  e isso se torna a maneira mais segura e eficaz de consumir a vitamina C. “Mesmo para quem busca emagrecer”.

Quando se faz o uso  da  vitamina C antes de dormir, com o metabolismo já desacelerando, o aproveitamento se torna 50% acima do que se fosse consumida ao longo do dia.

O aproveitamento máximo,  ou seja, a quantidade máxima que o trato do jejuno e do íleo conseguem absorver se utilizada ao longo do dia é algo em torno de  300mg/dia. Uma pesquisa realizada na Frei Universitat of Berlim afirmou que  quando tomada a Vitamina C à noite, sua absorção chega a ser de 440mg.

 

CONCLUSÕES: O melhor horário para a ingestão da Vitamina C é antes de dormir. Dessa forma  você terá melhor aproveitamento; não tome mais que  500mg/dia. Por melhor que seja o aproveitamento nosso organismo só consegue processar  450mg/dia. Todo o resto é desperdício. E procure comprar a Vitamina em farmácia de manipulação na forma de comprimido. É o melhor Custo X Beneficio

Etiquetas
Mostrar mais
Fechar